Alerta para os clientes do Nubank, Pagseguro, Neon, BTG, C6 e Mercado Pago.

Alerta para os clientes do Nubank, Pagseguro, Neon, BTG, C6 e Mercado Pago.

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Seu banco possui muitas reclamações? Cuidado! isso é um péssimo indicativo.

Neste artigo iremos ver:

Quais bancos virtuais estão no ranking das reclamações do Banco Central?

Quais as principais reclamações de banco virtual?

Qual é a metodologia do ranking?

Aumento da fiscalização pelo Bacen

Saiba como reclamar contra bancos, financeiras, cooperativas de crédito, administradoras de consórcio e outras instituições autorizadas pelo Banco Central.

Não tive meu problema resolvido pelo Bacen e nem pelo Procon, o que devo fazer?

Quais os bancos virtuais possuem melhor indice de reclamação?

Nenhum banco ou empresa escapa das reclamações dos clientes, nem mesmo as inovadoras fintechs, como são chamados os bancos virtuais.

O Banco Central divulga periodicamente o Ranking de Reclamações, que é dividido em duas categorias:

1) Ranking de Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento, divulgado trimestralmente; e

2) Ranking de Reclamações contra administradoras de consórcios, divulgado semestralmente.

O Bacen revelou um panorama com a divulgação do ranking de reclamações dos principais bancos do país, incluindo os bancos virtuais.

As cobranças indevidas lideram as insatisfações dos clientes, especialmente nos cartões de crédito. Descubra quais startups financeiras, algumas já consolidadas, fazem parte dessa lista.

Quais bancos virtuais estão no ranking das reclamações do Banco Central?

vejam abaixo que as instituições financeiras BTG, Banco Pan, C6 bank e banco Inter, são todos bancos digitais que aparecem entre os três piores no ranking de reclamações do Bacen.

O BTG Pactual e o Banco Pan foram novamente as instituições com maior número de reclamações no ranking do Banco Central.

Ranking de bancos com maiores reclamações.
Fonte: Banco Central do Brasil.

1)  Número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

2) Quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.

3) Total de clientes na base conjugada do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).

Quais as principais reclamações dos banco virtual?

O PagBank, figurando em segundo lugar entre as Top 15 instituições com mais reclamações. Durante o último trimestre de 2023, a instituição recebeu 633 reclamações. Dessas, 241 foram associadas a irregularidades em contas de pagamento, além de bloqueios de valores, com 68 reclamações e restrições à portabilidade no crédito consignado, com 64 denúncias, entre outras questões.

O C6 Bank ocupa o quinto posto nesse ranking, com 432 queixas procedentes. Grande parte delas, 92, está relacionada a irregularidades em operações e serviços vinculados aos cartões de crédito, incluindo cobranças indevidas e compras não autorizadas.

O banco Neon surge em oitavo lugar, com 245 reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central. As principais queixas giram em torno de irregularidades nas contas de pagamento pré e pós-pagas, abrangendo débitos não autorizados e transações não reconhecidas no cartão de crédito.

O PicPay, que incorporou os clientes do banco Original, ocupa a nona posição, com 542 queixas procedentes. Aqui, irregularidades na conta pré-paga possui 104 reclamações, já problemas no Pix geraram 56 queixas.

O Nubank figura em 11º lugar do ranking, já o Mercado Pago ficou na 14ª posição. A Ame Digital, banco das lojas Americanas, ficou em 15º lugar na lista de reclamações.

Entre as reclamações contra o Nubank e o Mercado Pago, as queixas estão relacionadas a problemas nas contas.

Já a Ame teve a maioria das queixas foram de aberturas de conta sem documentação necessária ou com documentação falsa, com 60 denúncias.

Qual é a metodologia do ranking?

A posição do banco leva em consideração o numero de reclamações e de clientes da instituição.  Assim, o gera o índice da instituição é o número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Dessa forma, quanto maior for a pontuação, pior é o desempenho da instituição no ranking.

Fluxo das reclamações do banco central
Banco Central

Aumento da fiscalização do Bacen

O Bacen está atento as queixas dos consumidores, com relação aos bancos tradicionais e virtuais e aumentou a fiscalização contra essas instituições para que essas não saiam ilesas e prejudiquem o mercado financeiro como todo.

Saiba como reclamar contra bancos, financeiras, cooperativas de crédito, administradoras de consórcio e outras instituições autorizadas pelo Banco Central.

Sua reclamação ajuda o Banco Central a melhorar as normas e a fiscalização do sistema financeiro. No entanto, o BACEN não faz parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, coordenado pelo Ministério da Justiça.

Isso significa que o BACEN não tem autorização para interferir na sua relação contratual com a instituição financeira (bancos, cooperativas, corretoras etc).

Apesar disso, é de fundamental importância abrir reclamação contra bancos quando você tiver problemas não resolvidos pela instituição. Somente assim, o Banco Central poderá agir de forma estrutural contra essas empresas.

Aconselhamos também entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor, isso se a empresa não resolver a questão.

O Procon pode ser acionado pelo site www.consumidor.gov.br. Para acessar o sistema é preciso possuir uma conta Gov.br. O sistema também possui um aplicativo que pode ser baixado no celular ou tablet.

Não tive meu problema resolvido pelo Bacen e nem pelo Procon, o que devo fazer?

Caso sua demanda não seja resolvida após reclamar no seu banco e nem após entrar em contato com o Bacen e com o Procon, aconselhamos verificar se seu caso é motivo para dar entrada com um processo na justiça.

Muitas empresas não indenizam o consumidor em negociações no Procon, neste caso o ideal é buscar seus direitos na justiça. Por meio de uma ação no Juizados Especial das Pequenas Causas.

Quais os bancos virtuais possuem melhor indice de reclamação?

As instituições que se saíram melhor no relatório do Banco Central foram a AME Digital, Mercado Pago e o Nubank.

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