Quais as 100 marcas mais valiosas do mundo em 2024?
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- 7 de junho de 2024
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Qual a marca mais valiosa de 2024? É a empresa que teve um crescimento de 74% no valor de sua marca.
Neste artigo iremos ver:
Qual a marca mais valiosa do Mundo?
Qual empresa mais perdeu valor?
Quais as marcas que mais cresceram?
Quais países possuem mais empresas no ranking das mais valiosas?
Como o valor de uma marca é avaliado?
Quais as marcas mais valiosas do Brasil?
Lista completa das 100 maiores empresas do mundo.
As marcas desempenham um papel importante no dia a dia das pessoas, mas não somente para seus clientes. Há ainda a geração de valor para os acionistas, fornecedores.
Ao investir em uma marca consolidada seus investimentos poderão render dividendos durante muitas décadas.
Neste cenário a Brand Finance divulgou seu novo ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo.
Brand Finance é uma consultoria independente, líder mundial em avaliação e estratégia de marcas. Anualmente a consultoria divulga seu ranking das marcas mais valiosas.
Em 2024, as 100 marcas mais valiosas do mundo valem juntas mais de 5 trilhões de dólares, o equivalente a mais de 26,5 trilhões de reais.
Nota importante: Os valores mostrados no ranking são calculados com base no valor da marca e não de capitalização de mercado. Que é o valor de uma empresa baseado no valor de suas ações.
Qual a marca mais valiosa do Mundo?
A Apple é a líder do ranking, sendo a marca mais valiosa do planeta em 2024, com uma marca avaliada em U$$ 516,6 bilhões de dólares.
A marca de Steve Jobs obteve um crescimento excepcional no seu valor este ano, com um aumento de 74% em comparação ao seu valor de mercado em 2023.
Em números absolutos a empresa aumentou seu valor em U$$ 219 bilhões em apenas um ano, recuperando assim, o título de marca mais valiosa do mundo.
Foi um feito em tanto da Apple, pois ela conseguiu aumentar o valor de sua marca mesmo as vendas do iPhone estejam estagnadas.
Qual empresa mais perdeu valor?
O valor da marca Tesla caiu para U$$ 58,3 bilhões de dólares, saindo da lista de top 10.
Essa queda é devida ao aumento das vendas de carros elétricos da BYD, que ultrapassou a Tesla em numero de vendas e se tornou a maior fabricante de carros elétricos do mundo em 2023.
Quais as marcas que mais cresceram?
Além da Apple, o valor da marca Nvidia disparou no ranking atual. Crescendo 162,9% com relação ao ano 2023.
A Nvidia ultrapassa US$ 3 trilhões em valor de mercado em 2024, valendo mais do que Netflix, Tesla e Walmart juntos.
Quais países possuem mais empresas no ranking das mais valiosas?
Os Estados Unidos continua sendo o país com mais empresas na lista de marcas mais valiosas.
Em 2024 51 das 100 marcas mais valiosas estão sediadas nos Estados Unidos. Em outros termos, mais de metade das empresas da lista estão nos EUA, com um valor combinado de U$$ 3,2 trilhões de dólares.
A China tem o segundo maior número de empresas no ranking, com 19 empresas. Sendo o TikTok a sua marca mais valiosa, avaliada em U$$ 84,2 bilhões de dólares.
Muitas das marcas mais valiosas da China são do setor financeiro
A Alemanha é o terceiro país em número de empresas na lista, com 8 empresas. A Alemã Deutsche Telekom é a marca mais valiosa do país e da Europa, ultrapassando a Verizon como a marca de telecomunicações mais valiosa no mundo.
Como o valor de uma marca é avaliado?
No geral, o valor de uma marca foi calculado pelo grau em que ela gerou lucros para a empresa. A Brand Finance analisou empresas individuais juntamente com suas subsidiárias, como no caso da Meta, dona do Instagram e do WhatsApp.
A metodologia de cálculo do “valor da marca” possui a seguinte fórmula:
Força da Marca (BSI) x Taxa de Royalties da Marca x Receitas da Marca = Valor da Marca.
O Índice de Força da Marca (BSI) analisa o investimento da marca, o valor da marca e o desempenho da marca.
Para compilar o ranking também é consideração o reconhecimento das marcas, sua importância, reputação e quanto a marca tem de engajamento espontâneo junto ao público, ou seja, engajamento sem a necessidade de publicidade e propaganda.
Quais as marcas mais valiosas do Brasil?
Nenhuma marca Brasileiro ficou na lista das 100 marcas mais valiosas. Todavia conforme nosso artigo “Quais as marcas brasileiras mais valiosas no ranking global” citamos as empresas que estão na lista das 500 marcas mais valiosas do planeta.
Lista completa das 100 maiores empresas do mundo
Posição | Empresa | País | Valor da Marca | Crecimento com relação ao ano anterior | |
1 | Apple |
| $516.6B | +73.6% | |
2 | Microsoft | U.S. | $340.4B | +77.7% | |
3 | U.S. | $333.4B | +18.5% | ||
4 | Amazon | U.S. | $308.9B | +3.2% | |
5 | Samsung Group | South Korea | $99.4B | -0.3% | |
6 | Walmart | U.S. | $96.8B | -14.9% | |
7 | TikTok/Douyin | China | $84.2B | +28.2% | |
8 | U.S. | $75.7B | +28.4% | ||
9 | Deutsche Telekom | Germany | $73.3B | +16.5% | |
10 | ICBC | China | $71.8B | +3.3% | |
11 | Verizon | U.S. | $71.8B | +6.4% | |
12 | State Grid Corporation | China | $71.1B | +20.9% | |
of China | |||||
13 |
| $70.4B | +48.5% | ||
14 | China Construction | China | $65.6B | +4.7% | |
Bank | |||||
15 | Starbucks |
| $60.7B | +13.5% | |
16 | Agricultural Bank | China | $60.4B | +4.7% | |
Of China | |||||
17 | Mercedes-Benz |
| $59.4B | +1.1% | |
18 | Tesla | U.S. | $58.3B | -12.0% | |
19 | Oracle | U.S. | $53.1B | +34.2% | |
20 | Home Depot | U.S. | $52.8B | -13.6% | |
21 | Toyota | Japan | $52.7B | +0.3% | |
22 | Bank of China | China | $50.5B | +6.6% | |
23 | Shell | UK | $50.3B | +4.3% | |
24 | Moutai | China | $50.1B | +0.7% | |
25 | AT&T | U.S. | $49.3B | -0.7% | |
26 | Costco | U.S. | $48.4B | +3.9% | |
27 | UnitedHealthcare | U.S. | $47.6B | +28.4% | |
28 | Allianz Group | Germany | $46.9B | -3.0% | |
29 | Disney | U.S. | $46.7B | -5.6% | |
30 | Nvidia | U.S. | $44.5B | +162.9% | |
31 | Ping An | China | $44.4B | -0.7% | |
32 | China Mobile | China | $44.2B | +2.0% | |
33 | Porsche | Germany | $43.1B | +17.3% | |
34 | China | $41.8B | -16.8% | ||
35 | Deloitte | U.S. | $41.8B | +21.0% | |
36 | Aramco | Saudi Arabia | $41.6B | -8.1% | |
37 | BMW | Germany | $41.0B | +1.5% | |
38 | accenture | Ireland | $40.5B | +1.6% | |
39 | McDonald’s | U.S. | $38.0B | +3.1% | |
40 | Bank of America | U.S. | $37.3B | -3.6% | |
41 | Hyundai Group | South Korea | $37.0B | +35.6% | |
42 | American Express | U.S. | $36.5B | +7.0% | |
43 | Tencent | China | $36.1B | -5.3% | |
44 | Wells Fargo | U.S. | $35.8B | +8.6% | |
45 | Chase | U.S. | $35.8B | +14.3% | |
46 | Mitsubishi Group | Japan | $35.5B | +1.7% | |
47 | Coca-Cola | U.S. | $35.0B | +4.6% | |
48 | UPS | U.S. | $34.6B | -2.4% | |
49 | Volkswagen | Germany | $33.8B | -0.5% | |
50 | Marlboro | U.S. | $32.6B | -6.3% | |
51 | Mitsui | Japan | $32.5B | +5.8% | |
52 | Louis Vuitton | France | $32.2B | +22.6% | |
53 | YouTube | U.S. | $31.7B | +6.8% | |
54 | Citi | U.S. | $31.4B | +2.8% | |
55 | Huawei | China | $31.1B | -29.8% | |
56 | NTT Group | Japan | $31.1B | -15.1% | |
57 | EY | UK | $30.8B | +20.0% | |
58 | J.P. Morgan | U.S. | $30.8B | -3.3% | |
59 | CVS | U.S. | $30.2B | -1.1% | |
60 | Xfinity | U.S. | $30.0B | +4.5% | |
61 | CSCEC | China | $30.0B | -6.1% | |
62 | Nike | U.S. | $29.9B | -4.6% | |
63 | Uber | U.S. | $29.7B | +27.6% | |
64 | Tata Group | India | $28.6B | +8.5% | |
65 | FedEx | U.S. | $28.6B | -1.0% | |
66 | PetroChina | China | $28.5B | -3.9% | |
67 | Sinopec Group | China | $28.5B | +4.9% | |
68 | VISA | U.S. | $28.0B | -5.4% | |
69 | Spectrum | U.S. | $27.5B | +17.8% | |
70 | China Merchants | China | $26.6B | +8.6% | |
Bank | |||||
71 | IBM Group |
| $26.4B | +0.9% | |
72 | Target | U.S. | $26.4B | -4.5% | |
73 | Chanel | France | $26.1B | +34.5% | |
74 | Honda | Japan | $25.9B | +7.1% | |
75 | Wuliangye | China | $25.9B | -14.5% | |
76 | Elevance Health | U.S. | $25.5B | +28.4% | |
77 | SAP | Germany | $25.2B | +19.3% | |
78 | TSMC | Taiwan | $25.1B | +16.2% | |
79 | Lowe’s | U.S. | $25.0B | -20.8% | |
80 | PWC | U.S. | $24.7B | -2.6% | |
81 | Siemens Group | Germany | $24.4B | +13.9% | |
82 | SK Group | South Korea | $23.1B | +2.5% | |
83 | LG Group | South Korea | $22.9B | +7.7% | |
84 | Netflix | U.S. | $22.8B | -5.5% | |
85 | Cisco | U.S. | $22.8B | -4.8% | |
86 | Sumitomo Group | Japan | $22.5B | -5.9% | |
87 | Mastercard | U.S. | $21.8B | -12.2% | |
88 | Dell Technologies | U.S. | $21.4B | -5.2% | |
89 | Intel | U.S. | $21.3B | -7.3% | |
90 | Humana | U.S. | $21.0B | +27.1% | |
91 | Ford | U.S. | $20.9B | -6.1% | |
92 | Nestlé | Switzerland | $20.8B | -7.4% | |
93 | Optum | U.S. | $20.4B | +1.2% | |
94 | Orange | France | $20.3B | +10.2% | |
95 | Pepsi | U.S. | $20.2B | +10.2% | |
96 | Taobao | China | $20.1B | -34.0% | |
97 | HSBC | UK | $20.0B | +1.0% | |
98 | General Electric | U.S. | $19.8B | +2.2% | |
99 | CATL | China | $19.0B | +29.4% | |
100 | TD | Canada | $19.0B | -7.1% |
De onde vêm esses dados?
Fonte: Relatório Anual Brand Finance Global 500.