
Azul deixará de operar 53 rotas: 13 cidades são afetadas, voos afetados?
- NoticiasTurismo
- 12 de agosto de 2025
- No Comment
- 26
Azul (AZUL4) anunciou recuperação judicial nos Estados Unidos desde maio de 2025.
A Azul informou que deixará de operar em 53 rotas de 13 cidades, rotas que a empresa considera como “não lucrativas”. A medida tem o objetivo de reduzir custos e atualizar o plano de negócios que envolve o Chaper 11 nos Estados Unidos, o equivalente à recuperação judicial no Brasil.
A Azul vai focar em hubs onde há as principais conexões, como os aeroportos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife.
Em comunicado ao mercado a empresa declarou:
“A Azul informa que, como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de oferta e demanda. Desta forma, a companhia vem promovendo ajustes em sua malha, já anteriormente divulgados, levando em consideração, ainda, uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação.
A Azul ressalta que todos os Clientes impactados pelas mudanças receberam a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).”
Sobre a redução rotas a Azul ressaltou ainda em nota que a decisão se trata de adequação do mercado ao que é ofertado.

Azul em Recuperação Judicial nos Estados Unidos
Chapter 11 é o processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. A medida permite que a Azul inicie sua reestruturação financeira enquanto mantêm suas atividades.
Em recuperação judicial nos EUA desde maio de 2025, a reestruturação da companhia tenta reduzir mais de US$ 2 bilhões em dívidas e levantar RS$ 1,6 bilhão em financiamento.
A reestruturação da empresa, que inclui parceria com as companhias aéreas norte-americanas United e American Airlines, está estimada em cerca de US$ 1,6 bilhão.
A divulgação dos Resultados 2º trimestre de 2025 está prevista para a próxima quinta-feira, 14 de agosto.
Sobre a Azul S.A.
A AZUL4 é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo aproximadamente 1.000 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota de passageiro operacional com mais de 180 aeronaves e mais de 15.000 tripulantes.
A empresa possui mais de 400 rotas diretas.