INSS suspende Agibank como banco pagador de benefícios

INSS suspende Agibank como banco pagador de benefícios

  • Noticias
  • 12 de agosto de 2025
  • No Comment
  • 68
Compartilhe nas redes sociais

Banco teria violado contrato ao dificultar registro de reclamação.

 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, nesta terça-feira (12), o contrato com o Banco Agibank S.A., instituição financeira responsável pelo pagamento da folha de benefícios do Instituto. A medida foi adotada para a apuração de graves violações ao contrato de prestação de serviços.

Entre as denúncias recebidas, o aplicativo do Banco Agibank, quando instalado no smartphone do beneficiário, interceptava e redirecionava a ligação que os usuários tentavam fazer à Central do INSS 135 para o próprio app do banco.  Isso impedia que os beneficiários registrassem reclamações — inclusive sobre ressarcimento de descontos indevidos — ou obtivessem qualquer atendimento oficial do INSS.

Essas condutas configuram infração gravíssima, comprometendo a relação entre segurados e o INSS, uma vez que o banco passa a ter conhecimento da intenção do usuário em contatar a Previdência, interceptando tais informações.

Além disso, há relatos de recusas injustificadas por parte do Agibank à portabilidade de benefícios e de retenção indevida de valores.

Outra prática irregular constatada foi a convocação de beneficiários para comparecimento a lojas do Agibank, sob o pretexto de tratar de descontos de entidades associativas e “receber seu dinheiro de volta”.

Caso desejem, os segurados que atualmente recebem seus benefícios pelo Agibank continuarão recebendo normalmente. Não é obrigatório tomar nenhuma providência imediata. Aqueles que tiveram o pedido de portabilidade recusado devem procurar a Ouvidoria do INSS.

Agibank INSS 2
Fachada de prédio do INSS

O que diz o Agibank

A empresa afirmou em nota para o Portal Metrópoles que o procedimento adotado é um serviço firmado entre INSS e a DMA (empresa de tecnologia DialMyApp), que consiste no redirecionamento do usuário para o aplicativo oficial “Meu INSS”.

Ainda segundo o Agibank:

“Em hipótese alguma, uma chamada feita ao número 135 é desviada para o aplicativo do Agibank; o direcionamento ocorre exclusivamente para o ambiente oficial do INSS, conforme os parâmetros técnicos definidos pelo próprio órgão”

Sobre a convocação de beneficiários sobre descontos indevidos, o Agibankl afirmou ainda;

“Tal comunicação teve caráter estritamente informativo, com o objetivo de disponibilizar os canais de atendimento do Agibank para eventuais esclarecimentos. Tal medida teria atingido menos de 1% da base de clientes. Após orientação formal do INSS para interromper esse tipo de apoio, a medida foi suspensa.”

Related post

Investidores perdem até 93% do dinheiro com COE

Investidores perdem até 93% do dinheiro com COE

Compartilhe nas redes sociais          COE: Investidmento  ou Cassino? Como XP e BTG Deixaram Investidores à Beira do Prejuízo Total. Investidores que adquiriram…
Educação Financeira: Como Ser Responsável com o Dinheiro Guia Completo

Educação Financeira: Como Ser Responsável com o Dinheiro Guia…

Compartilhe nas redes sociais          O Que Significa Ser Financeiramente Responsável? Ser financeiramente responsável vai muito além de pagar as contas em dia…
Os 10 Erros Financeiros Mais Comuns

Os 10 Erros Financeiros Mais Comuns

Compartilhe nas redes sociais          Erros financeiros que podem quebrar sua vida  Erros financeiros fazem muitas pessoas enfrentarem muitas dificuldades na vida. Embora…

Escrever comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *