Back to Top

19 de outubro de 2024
close

Renda Fixa: Tudo que você precisa saber sobre a poupança e investir melhor.

Como funciona o FGTS
credito da foto: Imagem de Andreas Breitling

O que veremos neste artigo:

O que é poupança;

Como funciona o rendimento da poupança; 

Vantagem da poupança

Desvantagens da poupança

Quais os investimentos que possui rendimento maior que a poupança e é tão seguro quanto?

A poupança é uma aplicação de renda fixa simples e deixamos para falar dela por último, pois é o investimento que menos rende atualmente, rendendo menos que a inflação, o que faz você perder dinheiro.

A poupança isenta de custos e não há incidência de tributos, como IOF ou IR. Os rendimentos da caderneta não pagam Imposto de Renda, mas precisam ser informados na sua declaração de Imposto de Renda.

A poupança tem liquidez diária, ou seja, você pode sacar a qualquer momento. No entanto, os rendimentos da caderneta são creditados mensalmente apenas na sua data de “aniversário”, que é o dia do mês em que o depósito foi feito. Dessa forma, uma aplicação realizada no dia 07 de abril, somente receberá os rendimentos no dia 07 de cada mês. 

Vale ressaltar que, caso se retire parte ou todo o dinheiro aplicado antes da data de aniversário o correntista irá perde-se todo o rendimento do período.

A poupança tem garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), um fundo que garante saldo investido em até R$ 250 mil por CPF, se a instituição que emitiu o título falir.

Para maiores informações sobre o FGC veja aqui

Como funciona o Rendimento da poupança

As regras de remuneração da caderneta mudaram em 2012, atualmente as regras para o rendimento da poupança para aplicações realizadas a partir de 4 de maio de 2012 são:

1) Caso a Selic esteja acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da TR, que é a Taxa Referencial.

2) Caso a Selic esteja igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR.

Alertamos que deste setembro de 2017 a TR é de 0.

Para maiores informações sobre o SELIC click aqui

Para maiores informações sobre o TR click aqui

Para depósitos anteriores a 04/05/2012, o rendimento é de 0,5% ao mês mais a variação da TR, mas, lembre-se, apenas para quem aplicou antes desta date e deixou o dinheiro lá até hoje.

Dessa forma, em períodos em que a inflação volta a crescer o rendimento da poupança é menor do que o da inflação.

 

Ano

Inflação
(IPCA)

Poupança

Rentabilidade
real

 

 

 

 

2018

4,20%

4,62%

0,42%

2019

4,31%

4,34%

0,03%

2020

4,52%

2,11%

-2,41%

2021

10,06%

2,94%

-6,37%

2022

 5,79%

 7,89%

2,10%

Rendimento da poupança nos últimos 5 anos.

FGTS
Credito Imagem de Nattanan Kanchanaprat

Vantagem da poupança

A principal vantagem da poupança é o fato de ter a garantia do fundo garantidor de crédito. 

Desvantagens da poupança

Rendimento baixo em comparação com a inflação: A poupança, de forma geral, possui rendimentos menores do que a inflação. Fazendo assim que o dinheiro aplicado tenha perda de poder de compra.

Perda do rendimento: Se a pessoa precisar sacar o dinheiro antes da data de aniversário irá perder todo o rendimento.

Rendimento baixo em comparação com outros investimentos de renda fixa: A poupança perde em termos de rendimento em comparação com outros investimentos de renda fixa, como o CDB, LCA e LCI, dentre outros.


Quais os investimentos que possui rendimento maior que a poupança e é tão seguro quanto?

CDB

O CDB (Certificados de Depósito Bancário) é título de renda fixa emitido por instituições financeiras. Esses títulos possuem um prazo determinado.

Para saber mais sobre CDB clique aqui

LCA e LCI

A LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é um investimento de renda fixa emitido por bancos, para financiar atividades do agronegócio.

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário), assim como a LCA é um investimento de renda fixa emitido por bancos, no entanto, são para financiamento do setor imobiliário.

Para saber mais sobre LCA clique aqui

Para saber mais sobre LCI clique aqui

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a Bovespa (B3) para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, permitindo aplicações a partir R$ 30,00.

Para saber mais sobre Tesouro Direto clique aqui

Ao final colocar local para comentários e botões para compartilhas nas redes sociais