Quais as 100 marcas mais valiosas do mundo em 2024?

Quais as 100 marcas mais valiosas do mundo em 2024?

Compartilhe nas redes sociais

Qual a marca mais valiosa de 2024?  É a empresa que teve um crescimento de 74% no valor de sua marca.

Neste artigo iremos ver:

Qual a marca mais valiosa do Mundo?

Qual empresa mais perdeu valor?

Quais as marcas que mais cresceram?

Quais países possuem mais empresas no ranking das mais valiosas?

Como o valor de uma marca é avaliado?

Quais as marcas mais valiosas do Brasil?

Lista completa das 100 maiores empresas do mundo.

As marcas desempenham um papel importante no dia a dia das pessoas, mas não somente para seus clientes. Há ainda a geração de valor para os acionistas, fornecedores.

Ao investir em uma marca consolidada seus investimentos poderão render dividendos durante muitas décadas.

Neste cenário a Brand Finance divulgou seu novo ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo.

Brand Finance é uma consultoria independente, líder mundial em avaliação e estratégia de marcas. Anualmente a consultoria divulga seu ranking das marcas mais valiosas.

Em 2024, as 100 marcas mais valiosas do mundo valem juntas mais de 5 trilhões de dólares, o equivalente a mais de 26,5 trilhões de reais.

Nota importante: Os valores mostrados no ranking são calculados com base no valor da marca e não de capitalização de mercado. Que é o valor de uma empresa baseado no valor de suas ações.   

Qual a marca mais valiosa do Mundo?

A Apple é a líder do ranking, sendo a marca mais valiosa do planeta em 2024, com uma marca avaliada em U$$ 516,6 bilhões de dólares.

A marca de Steve Jobs obteve um crescimento excepcional no seu valor este ano, com um aumento de 74% em comparação ao seu valor de mercado em 2023.

Em números absolutos a empresa aumentou seu valor em U$$ 219 bilhões em apenas um ano, recuperando assim, o título de marca mais valiosa do mundo.

Foi um feito em tanto da Apple, pois ela conseguiu aumentar o valor de sua marca mesmo as vendas do iPhone estejam estagnadas.

Qual empresa mais perdeu valor?

O valor da marca Tesla caiu para U$$ 58,3 bilhões de dólares, saindo da lista de top 10.

Essa queda é devida ao aumento das vendas de carros elétricos da BYD, que ultrapassou a Tesla em numero de vendas e se tornou a maior fabricante de carros elétricos do mundo em 2023.

Quais as marcas que mais cresceram?

Marcas que mais cresceram em 2024
Fonte: Visual Capitalist

Além da Apple, o valor da marca Nvidia disparou no ranking atual. Crescendo 162,9% com relação ao ano 2023.

A Nvidia ultrapassa US$ 3 trilhões em valor de mercado em 2024, valendo mais do que Netflix, Tesla e Walmart juntos.

Quais países possuem mais empresas no ranking das mais valiosas?

Paises que mais possui empresas na lista da mais valiosas
Fonte: Visual Capitalist

Os Estados Unidos continua sendo o país com mais empresas na lista de marcas mais valiosas.

Em 2024 51 das 100 marcas mais valiosas estão sediadas nos Estados Unidos. Em outros termos, mais de metade das empresas da lista estão nos EUA, com um valor combinado de U$$ 3,2 trilhões de dólares.

A China tem o segundo maior número de empresas no ranking, com 19 empresas. Sendo o TikTok a sua marca mais valiosa, avaliada em U$$ 84,2 bilhões de dólares.

Muitas das marcas mais valiosas da China são do setor financeiro

A Alemanha é o terceiro país em número de empresas na lista, com 8 empresas. A Alemã Deutsche Telekom é a marca mais valiosa do país e da Europa, ultrapassando a Verizon como a marca de telecomunicações mais valiosa no mundo.

Como o valor de uma marca é avaliado?

No geral, o valor de uma marca foi calculado pelo grau em que ela gerou lucros para a empresa. A Brand Finance analisou empresas individuais juntamente com suas subsidiárias, como no caso da Meta, dona do Instagram e do WhatsApp.

A metodologia de cálculo do “valor da marca” possui a seguinte fórmula:

Força da Marca (BSI) x Taxa de Royalties da Marca x Receitas da Marca = Valor da Marca.

O Índice de Força da Marca (BSI) analisa o investimento da marca, o valor da marca e o desempenho da marca.

Para compilar o ranking também é consideração o reconhecimento das marcas, sua importância, reputação e quanto a marca tem de engajamento espontâneo junto ao público, ou seja, engajamento sem a necessidade de publicidade e propaganda.

Quais as marcas mais valiosas do Brasil?

Nenhuma marca Brasileiro ficou na lista das 100 marcas mais valiosas. Todavia conforme nosso artigo “Quais as marcas brasileiras mais valiosas no ranking global” citamos as empresas que estão na lista das 500 marcas mais valiosas do planeta.

Lista completa das 100 maiores empresas do mundo

PosiçãoEmpresaPaísValor da MarcaCrecimento com relação ao ano anterior
1Apple
 U.S.
$516.6B+73.6%
2Microsoft U.S.$340.4B+77.7%
3Google U.S.$333.4B+18.5%
4Amazon U.S.$308.9B+3.2%
5Samsung Group South Korea$99.4B-0.3%
6Walmart U.S.$96.8B-14.9%
7TikTok/Douyin China$84.2B+28.2%
8Facebook U.S.$75.7B+28.4%
9Deutsche Telekom Germany$73.3B+16.5%
10ICBC China$71.8B+3.3%
11Verizon U.S.$71.8B+6.4%
12State Grid Corporation China$71.1B+20.9%
of China
13Instagram
 U.S.
$70.4B+48.5%
14China Construction China$65.6B+4.7%
Bank
15Starbucks
 U.S.
$60.7B+13.5%
16Agricultural Bank China$60.4B+4.7%
Of China
17Mercedes-Benz
 Germany
$59.4B+1.1%
18Tesla U.S.$58.3B-12.0%
19Oracle U.S.$53.1B+34.2%
20Home Depot U.S.$52.8B-13.6%
21Toyota Japan$52.7B+0.3%
22Bank of China China$50.5B+6.6%
23Shell UK$50.3B+4.3%
24Moutai China$50.1B+0.7%
25AT&T U.S.$49.3B-0.7%
26Costco U.S.$48.4B+3.9%
27UnitedHealthcare U.S.$47.6B+28.4%
28Allianz Group Germany$46.9B-3.0%
29Disney U.S.$46.7B-5.6%
30Nvidia U.S.$44.5B+162.9%
31Ping An China$44.4B-0.7%
32China Mobile China$44.2B+2.0%
33Porsche Germany$43.1B+17.3%
34WeChat China$41.8B-16.8%
35Deloitte U.S.$41.8B+21.0%
36Aramco Saudi Arabia$41.6B-8.1%
37BMW Germany$41.0B+1.5%
38accenture Ireland$40.5B+1.6%
39McDonald’s U.S.$38.0B+3.1%
40Bank of America U.S.$37.3B-3.6%
41Hyundai Group South Korea$37.0B+35.6%
42American Express U.S.$36.5B+7.0%
43Tencent China$36.1B-5.3%
44Wells Fargo U.S.$35.8B+8.6%
45Chase U.S.$35.8B+14.3%
46Mitsubishi Group Japan$35.5B+1.7%
47Coca-Cola U.S.$35.0B+4.6%
48UPS U.S.$34.6B-2.4%
49Volkswagen Germany$33.8B-0.5%
50Marlboro U.S.$32.6B-6.3%
51Mitsui Japan$32.5B+5.8%
52Louis Vuitton France$32.2B+22.6%
53YouTube U.S.$31.7B+6.8%
54Citi U.S.$31.4B+2.8%
55Huawei China$31.1B-29.8%
56NTT Group Japan$31.1B-15.1%
57EY UK$30.8B+20.0%
58J.P. Morgan U.S.$30.8B-3.3%
59CVS U.S.$30.2B-1.1%
60Xfinity U.S.$30.0B+4.5%
61CSCEC China$30.0B-6.1%
62Nike U.S.$29.9B-4.6%
63Uber U.S.$29.7B+27.6%
64Tata Group India$28.6B+8.5%
65FedEx U.S.$28.6B-1.0%
66PetroChina China$28.5B-3.9%
67Sinopec Group China$28.5B+4.9%
68VISA U.S.$28.0B-5.4%
69Spectrum U.S.$27.5B+17.8%
70China Merchants China$26.6B+8.6%
Bank
71IBM Group
 U.S.
$26.4B+0.9%
72Target U.S.$26.4B-4.5%
73Chanel France$26.1B+34.5%
74Honda Japan$25.9B+7.1%
75Wuliangye China$25.9B-14.5%
76Elevance Health U.S.$25.5B+28.4%
77SAP Germany$25.2B+19.3%
78TSMC Taiwan$25.1B+16.2%
79Lowe’s U.S.$25.0B-20.8%
80PWC U.S.$24.7B-2.6%
81Siemens Group Germany$24.4B+13.9%
82SK Group South Korea$23.1B+2.5%
83LG Group South Korea$22.9B+7.7%
84Netflix U.S.$22.8B-5.5%
85Cisco U.S.$22.8B-4.8%
86Sumitomo Group Japan$22.5B-5.9%
87Mastercard U.S.$21.8B-12.2%
88Dell Technologies U.S.$21.4B-5.2%
89Intel U.S.$21.3B-7.3%
90Humana U.S.$21.0B+27.1%
91Ford U.S.$20.9B-6.1%
92Nestlé Switzerland$20.8B-7.4%
93Optum U.S.$20.4B+1.2%
94Orange France$20.3B+10.2%
95Pepsi U.S.$20.2B+10.2%
96Taobao China$20.1B-34.0%
97HSBC UK$20.0B+1.0%
98General Electric U.S.$19.8B+2.2%
99CATL China$19.0B+29.4%
100TD Canada$19.0B-7.1%

De onde vêm esses dados?

Fonte: Relatório Anual Brand Finance Global 500.

Related post

Escrever comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *